notícias

Voltar para notícias 

Faculdades Rio Branco fala sobre Branding Innovation

14/05/2014


O IPD Eletron e a Abinee promoveram, nesta terça-feira (13), a palestra "Branding Innovation: A inovação e as marcas”, com o Coordenador do curso de MBA em Branding Innovation, das Faculdades Integradas Rio Branco, Professor Antonio Roberto de Oliveira, que apresentou os principais conceitos sobre o tema e sua importância em função do acirramento competitivo.

Segundo Oliveira, o volume de informação no mundo tem crescido gradativamente. "No ano de 2003, eram produzidos 12 bilhões de Gigabytes, em 2007, foram gerados 281 bilhões de Gigabytes. Para 2015, já estão previstos 7 bilhões de Zetabytes, sendo que, cada Zetabyte corresponde a 1 trilhão de Gigabytes”, afirmou. Ao mesmo tempo, cresce o número de marcas e produtos, que oferecem qualidades e recursos similares, gerando a necessidade de se diferenciar em meio às infinitas possibilidades disponíveis no mercado.

O processo de construção de uma marca é composto por várias fases com objetivo de fidelizar o consumidor para que ele possa recomendar o seu produto. "Por isso, é necessário cuidar das marcas para entregar o que prometemos. A identidade da marca é o que você controla e a imagem da marca é o que é percebido”, falou.

Oliveira destacou que o consumidor tende a fazer sua escolha pela confiança e a partir disso, recomendar seu produto ou serviço. Para a construção e o fortalecimento de uma marca, existe o Branding, um modelo de gestão e um processo de construção da marca junto a seus públicos estratégicos, que visa o estabelecimento da conexão emocional entre ela e esses públicos agregando valor ao negócio.

Uma marca precisa de inovação para cumprir a sua promessa e a inovação precisa dobrandingpara infundi-la no mercado com significado e compreensão. A forma de pensar com foco em soluções, chamada Design Thinking, é a sinergia entre a marca e inovação. Esse conceito transforma visão em valor e conecta as organizações às pessoas.

Durante sua apresentação, Oliveira falou sobre o pioneiro curso de MBA Branding Innovation das Faculdades Rio Branco, que começou com foco apenas em branding, e que passou por uma reformulação alinhada com as necessidades mais recentes de inovação corporativa. O grande diferencial do curso é aliar os conceitos de branding e inovação com novas abordagens de ensino. "Entendemos que a inovação deve ser um princípio básico da gestão corporativa", destacou.

O evento foi coordenado pelo diretor superintendente da Abinee, Dário Bampa, que, na abertura, falou sobre a intenção do IPD Eletron, criado pela Abinee, de formar parcerias com universidades e institutos de pesquisa para ações de apoio à inovação nas empresas. Neste sentido, ele destacou a intenção de se estabelecer parceria entre o IPD e as Faculdades Integradas Rio Branco para o desenvolvimento de ações conjuntas. 

Na ocasião, o diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, fez apresentação sobre a faculdade, e das instituições educacionais: Colégio Rio Branco, Ensino a Distância Rio Branco, Centro de Educação para Surdos Rio Branco e Centro Profissionalizante Rio Branco, mantidos pela Fundação de Rotarianos de São Paulo. Ele também ressaltou a possibilidade de parceria para estruturar cursos customizados in company para as indústrias, bem como para oferecer condições especiais para participação de empresas do setor eletroeletrônico, associadas à Abinee, nos cursos da faculdade, como o MBA de Branding Innovation.

A apresentação da palestra está disponível para download. Clique aqui.